A coisa mais importante para seguir este guia é configurar o comando sudo. Com ele, você pode executar comandos como se fosse o usuário "root" (administrador), sem ter quer fazer o login como o "root". Poucos usuários iniciantes sabem, mas nunca deve ser feito o login inicial com o usuário "root", pois isso representa um perigo muito grande para a sua máquina. O mais adequado é sempre entrar como um usuário "normal" (sem poderes administrativos), criado durante a instalação, e somente quando necessário tornar-se "root" temporariamente para algumas tarefas administrativas.
Para configurar o comando sudo, faça o seguinte:
**** ATENÇÃO **** Não execute esse passo mais do que uma vez, a não ser que você saiba o que está fazendo. Antes de repetir o passo, confira se a linha mencionada abaixo já foi ou não inserida ao arquivo /etc/sudoers
Abra um console de terminal (menu Aplicações > Ferramentas do Sistema > Terminal) e copie e cole as seguintes linhas, uma a uma, com bastante cuidado.
(OBS: zezio é o nome do meu usuário. No seu "prompt" do console deverá aparecer o nome do seu usuário "normal")
[zezio@localhost ~]$ su -
(digite a senha do usuário root (administrador), escolhida durante a instalação)
[root@localhost ~]# echo "$(logname) ALL=(ALL) NOPASSWD:ALL" >> /etc/sudoers
ATENÇÃO: Os comandos, em geral, quando dão certo, não mostram mesmo nenhuma mensagem no terminal. Não fique achando que é necessário executá-lo novamente!!!
Verifique se a linha devida com o seu usuário foi inserida no arquivo /etc/sudoers:
[root@localhost ~]# tail /etc/sudoers
Volte ao usuário normal:
[root@localhost ~]# exit
Como configurar o comando "sudo" (super user) no Fedora 8
Marcadores:
Dicas Linux
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Pesquisa personalizada
Um comentário:
Parabéns!
A sua explicação é "Nice 'n Easy". Sou utlizador pouco experiente do Ubuntu (8.04 no desktop) e instalei ontem o Fedora 9 no portátil porque a minha placa wi-fi (Intel 3945 ABG) deixou de funcionar com o Ubuntu 8.04...
A placa com o Fedora funciona 100%! O networkmanager do Fedora é fantástico!
Um abraço e obrigado pela dica.
Postar um comentário