Agradeço a sua participação no blog!!! Abraço..

Sobre o SAMBA!!

O Samba surgiu, basicamente, pela combinação de três fatores um pouco recentes na computação:

  • Necessidade de compartilhamento;
  • UNIX (aqui, apenas Linux) vs Windows;
  • Redes de Computadores.

O Linux vem se firmando a cada dia como um sistema operacional robusto e seguro, bem como largamente utilizado em servidores de rede (HTTP, E-mail, NFS, Firewall, DHCP, NFS, o próprio SMB, etc). Já o Microsoft Windows é um sistema operacional popular, utilizado em cerca de 95% dos computadores pessoais no mundo. Surgiram então as redes locais (LAN - Local Área Network), que são extremamente baratas e confiáveis - e com elas a necessidade do compartilhamento de arquivos e impressoras.

É justamente para unir as três tecnologias - Linux, Windows e Redes - com a necessidade de compartilhamento que surgiu o Samba. O Samba é um aplicativos servidor (server side), ou seja, é executado no servidor (aqui, Linux, mas também pode ser utilizado em UNIXes em geral. Também já foi portado para uma série de plataformas não-UNIX como Novell NetWare por exemplo). Mesmo rodando em uma plataforma completamente diferente à plataforma Windows, o Samba se comporta como se fosse tal plataforma. Mais precisamente, o Samba "conversa" com o Windows como se fosse o tal.

Para entender melhor esta integração do Samba às Redes Windows, devemos focar agora nossa atenção ao Ambiente de Rede Windows. Neste ambiente que se encontram todos os computadores Windows, e é nele que se concentram os compartilhamentos de arquivos e impressoras. Então, o Samba nasceu para fazer com que os computadores operando sobre o UNIX participassem deste Ambiente de Rede sem que ocorram conflitos.

Um usuário Windows utiliza arquivos ou impressoras deste servidor Linux como se tal fosse realmente outro computador com plataforma Windows.

Toda essa gama de soluções é gerenciada pelo protocolo CIFS (Common Internet File System). É neste protocolo que opera o também protocolo SMB (Server Message Block), que deu origem então, há alguns anos atrás - devido a uma necessidade particular de compartilhamento de impressora - ao Samba, este que é uma implementação do CIFS, totalmente Open Source (Código Aberto).

O protocolo SMB surgiu pela fusão do NetBIOS (Network Basic Input Output System) da IBM com o DOS (Disk Operating System) da Microsoft, pois este implementava um protocolo de compartilhamento de arquivos sobre NetBIOS, o qual recebeu o nome SMB - agora chamado CIFS.

Foi para agregar (uma tradução mais próxima ao termo de origem inglesa mount) espaço em disco de um UNIX à sua máquina DOS que surgiu a primeira implementação do então SMB, por Andrew Tridgell. Por conflitos de patentes, o então SMB foi chamado de Samba por seu autor, e é o hoje conhecido pacote que estudamos aqui.

FONTE

Nenhum comentário:

Volte Sempre!! =D
Pesquisa personalizada