Agradeço a sua participação no blog!!! Abraço..

Características de um sistema inseguro

A segurança de sistemas existe por um conjunto de fatores. Engana-se quem pensa que somente por utilizar uma plataforma Unix ao invés de Windows está seguro. Ou que é só colocar um anti-vírus e um firewall na sua empresa que está tudo bem. A proporção do problema é bem maior. Geralmente os sistemas mais vulneráveis da rede possuem dois pontos em comum:

Administrador
O ponto chave e essencial para qualquer sistema de computador é o administrador. Ele é responsável por fazer com que tudo corra perfeitamente. Checa os dados, administra usuários, controla servidores, checa logs, tudo todos os dias. Acontece que a grande maioria dos administradores hoje não se preocupa com a segurança como deve. Logo terá problemas com o seu sistema, não importa qual seja. É como se fosse mãe e filho. Se uma mãe alimenta seu filho, cuida dos seus deveres de casa, compra roupas novas, dá brinquedos mas não é capaz de comprar um seguro de vida, ou pior, zela tão pouco pela segurança dele que ao sair de casa deixa as portas ou janelas abertas. Essa não pode ser uma boa mãe.
Mesmo que uma rede utilize um sistema operacional que contenha muitas falhas, os bons administradores todo dia estarão checando por falhas descobertas e corrigindo-as. Já os outros provavelmente vão ficar em algum chat comendo sanduíches.

Sistemas operacionais
Como eu disse anteriormente, não há realmente um sistema que seja melhor que o outro. Existem vantagens e desvantagens de cada um. Tudo bem que alguns possuem erros muitos grandes, mas podem facilmente ser corrigidos. A intenção do sistema também importa. Não adianta ter uma rede e utilizar Windows 98 ou ME. Os recursos de segurança deles são muito escassos, pois foram feitos para o usuário comum e não para o ambiente empresarial. Não adianta também instalar o Digital Unix, FreeBSD ou AIX se o seu administrador só possui experiência em Lantastic. O sistema também vai depender do tipo de rede que você terá. Se você terá um servidor Web ou algum tipo de acesso externo, seria melhor utilizar o Linux ou o Windows NT. Se for uma rede interna somente, utilize Novell Netware, que ainda não fez a sua história quanto à Internet, mas ainda é insuperável nas redes locais.

Fonte: Guia do Hacker

Nenhum comentário:

Volte Sempre!! =D
Pesquisa personalizada