Agradeço a sua participação no blog!!! Abraço..

Estrutura de Diretórios

É importantíssimo a qualquer administrador de sistemas entender a estrutura de diretórios do sistema. Isso porque manter a padronização definida, o ajudará a saber onde as coisas estão e a futuros administradores ou auxiliares acharem tudo no sistema.

O Linux possui uma estrutura muito bem organizada e realmente a devemos seguir.

Irei colocar cada um dos diretórios principais e o que neles devem conter:

/etc = Configurações do sistema

/lib = Bibliotecas compartilhadas necessárias ao sistema

/mnt = Montagem de discos e periféricos

/opt = Pacotes adicionais NÃO fornecidos com o sistema (não utilizado quase)

/sbin = Diretório usado na inicialização do sistema, pacotes essenciais para manutenção. Demais pacotes para a administração do sistema devem ficar em /usr/sbin ou /usr/local/sbin.

/usr = Segundo maior diretório (logo após o /), recomenda-se monta-lo como RO para evitar danos. A grande maioria dos aplicativos do sistema e instalados com ele ficam a partir deste diretório.

/var = Diretório que contém arquivos variáveis, tais como spool (filas de email, crontab, impressão) e logs. Este diretório existe para que os arquivos que necessitem ser modificados fiquem nele e não no

/usr, liberando assim sua montagem como RO.

/root = Alguns Unix-Like não o utilizam (utilizam /home/root). É o diretório que contém os arquivos do administrador (seu home).

/proc = Diretório VIRTUAL onde o kernel armazena suas informações. Alguns dados deste podem ser modificados, como os abaixo de /proc/sys que contém informações muito pertinentes a performance tunning do sistema.

/tmp = Diretório que contém arquivos temporários. Todos os usuários necessitam poder escrever neste diretório (para gravar seus temporários), no entanto um não pode apagar o temporário do outro (se não teríamos um problema), devido a isto este diretório possui uma permissão especial, que possibilita escrever mas só apagar aquilo que for seu. Esta permissão chama-se STICK BIT.

/home = Os diretórios pessoais dos usuários devem ficar a partir daqui.

/bin = Aplicativos e utilitários usados durante a inicialização do sistema, antes de qualquer sistema de arquivos ser montado. As shells dos usuários costumam ficar aqui também. Binários de usuários devem ficar em /usr/bin.

/boot = Contém a imagem do kernel e tudo o que for necessário ao processo de boot, menos configurações.

/dev = Dispositivos do sistema.

APOSTILA TREINAMENTO AVANÇADO EM LINUX

Nenhum comentário:

Volte Sempre!! =D
Pesquisa personalizada