Agradeço a sua participação no blog!!! Abraço..

Métodos eficazes e os não tão eficazes de se retirar o programa

Basicamente existem quatro métodos de se retirar um cavalo de tróia. Cada um possui suas vantagens e falhas. O ideal seria usar um pouco de todos.

Detecção por portas
Esse é um método utilizado por programas como o Xôbobus, o meu Anti-Trojans e muitos outros. Funciona do seguinte modo: os programadores estudam as portas TCP e UDP utilizadas pelos trojans e criam um programa que abre essas portas. Assim, quando um invasor vir a porta aberta e pensar que é um cavalo de tróia que está instalado ali, cairá em uma armadilha tendo o seu endereço IP detectado. Esse método não é muito eficiente pois facilmente podemos mudar as portas que os trojans utilizam. Mas ainda é um método muito usado pois muitas pessoas não se lembrar de trocar as portas.

Detecção pelo arquivo
Esse é o método usado pelos anti-vírus e o programa The Cleaner. Ele detecta o trojan checando a sua estrutura. Se o arquivo estiver renomeado (sem ser para executável) ou estiver comprimido, esse método se torna inútil. Para ser realmente eficaz, deve ser usado junto à detecção de portas. Assim, mesmo que seu anti-vírus não encontrou um trojan, o Anti-Trojans pode encontrar.

Detecção por string
Na minha opinião, o melhor método de todos. Pouco divulgado publicamente, se torna a melhor garantia para se detectar um trojan sem falhas. Isso porquê mesmo que o programa for comprimido ou mude suas portas, ele ainda estará usando uma das 65535 portas do sistema e se comunicará com o cliente. A comunicação entre cliente e servidor se dá por uma string (texto) enviada. Por exemplo: O Netbus 1.7 envia uma string assim “Netbus 1.7x” quando alguma conexão é estabelecida. Se for o cliente, ele responderá com outra string. Então para analisar todas as portas do seu sistema e saber quais estão abertas e possuem strings, utilize um programa como o Chaoscan ou algum outro scanner de porta que lhe dê essas informações.

Detecção manual
Muito eficaz também, a checagem manual do sistema pelo operador pode facilitar muito a vida. Olhando registro, arquivos de inicialização, conferindo os programas carregados na memória, o tamanho dos arquivos, etc... Todas essas precauções evitam dores de cabeça. Essa política adotada junto aos outros tipos de detecção faz com que você exclua em 100% a chance de uma invasão por cavalos de tróia

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Volte Sempre!! =D
Pesquisa personalizada